Dois métodos infalíveis para quando você não souber como começar a destralhar

Aprenda sobre o Arremesso dos 27 itens e sobre o Resgate de cômodo de 5 minutos, criado por Marla Cilley, a FlyLady.

A verdade é que eu, assim como você, já me vi com aquele ambiente impossível de começar a arrumar. Isso porque arrumação e organização são coisas diferentes, mas outra hora eu te explico. Vamos ao ponto da bagunça: Por onde começar e qual o passo a passo? Eu te conto!

Estudei vários métodos de organização, desde organização empresarial, industrial, residencial, e o que muitos deles tem em comum é que a organização começa com a exposição do problema. Ou seja, pars organizar, precisamos ver tudo o que temos.

Existem coisas em nossa vida, que são simplesmente lixo. Mas outras ainda podem fazer o bem para aguém, ou quem sabe, te dar um dinheirinho extra. Então, antes de começar a explicar os dois métodos, vamos à base: Separe 3 caixas: LIXO, DOAÇAO e VENDA.

dica de destralhe de marla cilley

Arremesso dos 27 itens

Esse exercício deve ser feito o mais rápid que você puder. Não use suas emoçoes aqui, apenas seu instinto. Acredite, ele te guiará pelo caminho da organização.

Então você vai primeiro pegar sua caixa/cesto/saco de lixo. Ande pelos ambientes da casa até coletar 27 itens que irão para o lixo. Arremesse eles dentro do saco e feche assim que tiver terminado a quantidade. Não olhe para dentro, não desamarre o saco. Apenas jogue no lugar onde é o lixo.

Em seguida você fará isso com os itens para doação. Lembre-se, o que você não usa mais, mas está em bom estado pode abençoar a vida de alguém. Faça isso sem arrependimentos e com muito amor. Assim que terminar de coletar os 27 itens, feche a caixa e leve para dentro do carro, para ser deixado em uma instituição assim que você sair. Não demore a fazer isso.

Por ultimo, você vai passear pela casa e coletar os 27 itens que precisam se despedir da sua casa porque precisam ser devolvidos, vendidos ou até trocados. Novamente, feche a caixa assim que coletar os itens e leve para dentro do carro ou onde vai ver na hora que sair para resolver suas pendencias de rua.

Faça essas tres etapas de uma vez. Instantaneamente após concluir essa tarefa você perceberá que o visual da sua casa está mais arejado e puro.

Celebre esse momento.

Resgatando o cômodo em 5 minutos

Aqui a tarefa é bastante simples: Marque 5 minutos no cronometro, entre no ambiente que precisa ser “resgatado” e simplesmente tire de lá as coisas que não pertencem ao ambiente.

No seu escritório por exemplo, você pode tirar as canecas/copos usados, calçados e outras coisas jogados nos cantos, papeis amassados que deveriam ter ido para o lixo, joias que deveriam estar no porta-joias mas estão em cima da mesa e essa infinidade de coisas.

Simples e indolor. Ao final dos 5 minutos garanto que o ambiente já vai estar de outra forma, limpo, descomplicado e inspirador. Pronto para mais uma jornada.

Você pode usar esses dois métodos em diferentes momentos do dia-a-dia, sempre que sentir necessidade de organizar algum ponto ou de forma geral, na sua casa, escritório, ou mesmo um ambiente compartilhado. Apenas lembre-se que as coisas que não te pertencem não devem sair sem a permissão do dono. Então junte todas as ferramentas do marido que estão espalhadas pela garagem, coloque em uma caixa e ele mesmo escolherá (ou não) o que deve ir para o lixo.

Bom, espero ter ajudado com essas duas dicas que considero preciosas e uso muito aqui em casa e no escritório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.