Rotina Noturna e como dormir melhor

Não é segredo e nem novidade que todos precisamos ter uma boa qualidade de sono para garantir um próximo dia mais produtivo e com menos cansaço. E quem nunca acordou mais cansado do que quando foi dormir porque deixou a tv ligada ou não aproveitou bem o tempo e passou o dia descontando na cafeína?

Mas também não há novidades quando falamos que nossos dias costumam se estender (às vezes muito) mais do que deveriam e acabamos ficando com o descanso prejudicado.

Ainda sobre o que nos rouba o sono, é o que e como fazemos as coisas enquanto nos preparamos para nós achegar ao nosso ninho aconchegante, rs.

Andei testando algumas dicas e pesquisas que vou passar rapidamente aqui e também minha experiência com elas.

1. Uma manhã produtiva começa com uma noite produtiva.

Quem nunca acordou de manhã, atrasado, sem poder tomar café, sem saber que roupa colocar e sem nem achar as chaves do carro que atire a primeira pedra.

A verdade é que todos somos procrastinadores por natureza, e procuramos tudo sempre do jeito mais fácil possível. Então vamos facilitar para nós mesmos?

Pela noite, separe para o dia seguinte:

  • Suas roupas, a bolsa do trabalho,
  • Confira as chaves no chaveiro
  • Anote em um bloco ou post-it itens a não esquecer como a marmita na geladeira e o guarda-chuva na lavanderia.
  • Confira a agenda do dia seguinte para que possa saber se tem alguma reunião ou evento especial em que vai precisar separar uma roupa a mais, por exemplo.
  • Deixe também os itens do café a postos: pó na cafeteira ( eu unha uma programável, era uma delícia acordar com cheirinho de café pela casa) é uma bandeja com biscoitos, frutas e pães para beliscar alguma coisa.

Preparar isso não deve levar mais de 45 minutos, e você pode fazer assim que brilhar a pia da cozinha.

2. Uma noite produtiva é resultado de um final de tarde produtivo

Eu sei que quando trabalhamos fora (e acredite, home office também) tudo o que queremos é chegar em casa jogar os pés para cima e não fazer mais nada.

Mas eis que finalizamos nosso dia de trabalho e ao chegar em casa, mesmo que os maridos ajudem, temos 1001 coisas a serem feitas. Minha dica é: tome um banho para tirar “a rua” do corpo, um café, e separe 45-60 minutos para a rotina de casa. Nela pode-se incluir:

  • Uma carga de lavanderia
  • 15 minutos para recolher a bagunça geral da casa
  • Limpeza rápida no banheiro ou espaço pets
  • Preparar a agenda do dia seguinte
  • Sua missão FlyLady do dia
  • Brilhar a pia e fogão.

Passado esse tempo produtivo, você vai perceber que tudo parece mais em ordem e calmo, e aí é hora de você relaxar e aproveitar o descanso.

3. Preparando para dormir

Já mencionei no meu IG uma pesquisa feita em que nosso sono gira em torno de ciclos de 90 minutos, e que acordar entre esses ciclos faz parecer com que você esteja mais descansado. Essa é uma boa base para a teoria que devemos dormir (adultos) entre 6h-7:30h por noite, então basta calcularmos a hora em que precisamos acordar para saber a hora ideal de dormir.

Por exemplo: De manhã eu preciso acordar às 6:00, considerando os ciclos médios de 90 minutos eu poderia dormir às 00hs, assim teria 4 ciclos de sono.

Tendo isso em mente é momento de montar uma rotina. A rotina que vou ilustrar abaixo, é resultado de uma pesquisa para uma noite de sono perfeita. Vale a tentativa, pelo menos, né?!

  • 6 horas antes de dormir:

Pare de ingerir altas doses de cafeína.

Isso pode significar trocar o café por um chá, ou leite morno.

  • 5-4 horas Antes de dormir:

Faça a sua rotina de atividades domésticas. Aquela que conversamos ali em cima.

  • 3-2 horas antes de dormir:

Jante e pratique exercícios físicos. Esse é o horário ideal para cear e/ou praticar atividades físicas, se você faz nesse horário.

A partir daqui, vamos diminuir a adrenalina e preparar nosso corpo para entender o descanso

  • 1 hora antes de dormir:

Pare de se estressar, trabalhar e estudar. Seu cérebro já está cansado das atividades do dia, não precisa mais se desgastar. Ah, desligue também as luzes e aparelhos eletrônicos – sim! Até o celular! -, pois a frequência emitida por eles, ainda mais se você dorme com a tv ligada, por exemplo, pode prejudicar o seu tão merecido descanso.

  • Então é só botar o pijama, pegar as cobertas quentinhas e cheirosas de amaciante, e deitar ao lado do love, ainda que o love seja seu filho ou seu pet.

Bem a verdade que podemos saber de tudo isso, mas parece impossível de fazer, mesmo querendo. A pergunta é: Como fazer?

Uma coisa que o método FlyLady me ensinou nesse tempo todo em que tenho praticado e desenvolvido, é que só precisamos de um passo por dia para progredir. Então nas primeiras vezes que tentar ter uma rotina pode ser – e muito possível vai acontecer – que você não consiga cumprir tudo. Dê pequenos passos, talvez um por dia, um por semana, mas anote tudo e vá avançando no seu tempo, sem perfeccionismo e auto-exigência, mas com foco. Verá que em algum tempo certas coisas se tornarão automáticas e será mais fácil seguir adiante. Algumas vezes porém, terá que renunciar essa rotina, por ter algum evento especial, mas saberá o que fazer na próxima noite.

E aí, dá para aproveitar alguma dessas dicas? Me conta o que achou e compartilha esse post com alguém especial!

Com carinho,

Priscila Aubin, @finalmenteorganizada

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