O que você pensa sobre você é o que você faz.

Não é novidade e já foi provado inúmeras vezes que os pensamentos atraem a realidade. Diversos livros, cientistas, escritores, teólogos, carismáticos, filósofos falam sobre o tema. Manter uma mente saudável ajuda no bem-estar e nos impulsionam para conquistar nossos objetivos. Independente da religião ou fé que você professe, deve acreditar nisso.

Nos babysteps do método Flylady aprendemos o quão importante é eliminar os pensamentos ruins sobre nós mesmas. esvaziar a mente disso é abrir espaço para novos – e bons – pensamentos. É como tirar aquele enfeite quebrado da sua estante para por outro novo e lindo no lugar.

Existem várias técnicas e domo nutrir sua mente com bons pensamentos, e você deve conhecer e até praticar alguma ou várias delas:

  • Meditação;
  • Devocional;
  • Oração;
  • Leitura positiva
  • Frases de afirmação;
  • Mantra;

Esses momentos de reflexão nos proporcionam um auto-conhecimento e amor próprio incrível, pois temos tempo de conectar com o nosso interior. Se você nunca praticou, indico fortemente que comece hoje a pensar coisas boas sobre você mesma.

O que acontece é que as vezes até queremos fazer um momento de devocional (vou chamar assim, ok?), mas não sabemos como fazer. Se isso também acontece com você, eu vou te ensinar o meu método e ainda te dar um presente no final desse post!

Há algum tempo eu crei o “De Dentro Para Fora”, um modelo de devocional que tem os passos de um momento de reflexão. Entendi que a organização na minha vida fluia de dentro de mim e externalizava como expressão do meu interior, e não o contrário. Entende agora porque os primeiros babysteps além de brilhar a pia é vestir-se completamente e eliminar as vozes ruins? Quando você organiza a sua mente e o seu coração, quando cuida de você e se ama, a organização externa também vem como reflexo.

A organização acontece de dentro para fora

Tudo começa com o propósito do meu dia, que aqui eu chamei de Foco. Eu procuro pensar nesse dia sobre a palavra/sentimento/ação que vou focar minha mente e meu coração. No exemplo está o Amor. Aprendi há um tempo atrás que amor não é só um sentimento, é uma decisão que envolve agir a respeito. Então medito sobre isso. O foco do dia pode ser um pensamento limitante que quer livrar-se. Se quer livrar-se da procrastinação, seu foco pode ser Ação, se quer livrar-se da escassez, seu foco pode ser abundancia.

Eu também faço uma leitura sobre o assunto. Um trecho de um livro, um trecho bíblico, ou mensagem que fale sobre o foco do dia. Esse é o momento que você constrói uma base sólida sobre o foco do meu dia. Se o foco do meu dia for sobre abundância, leio algo a respeito disso, que firme meu pensamento quando eu desanimar.

Em seguida é um belo momento para agradecer. Nesse ponto eu já deixei que a leitura entre em meus pensamentos e meu coração, e então eu começo a ver que tem coisas pelo qual quero ser grata, pois já estou construindo um caminho. Esse momento enche meu coração de alegria. No exemplo tem apenas três itens, mas deixe-se agradecer e verá que existe muito mais.

Antes de encerrar meu momento de devocional, eu oro por alguém, ou por ‘alguéns’ que amo e acredito que precisam de meus bons pensamentos. Alguém que precise de um emprego, ou que esteja doente, ou que esteja passando por um momento difícil. Desejar coisas boas para outras pessoas é uma forma de amá-las. Muitas vezes você não está perto para dar um abraço, mas pode pensar nela e desejar algo bom.

Não importa em qual momento do seu dia você vai praticar isso, mas eu garanto que vai encher seu coração e sua mente de bons pensamentes e vai fazer com que tenha uma rotina com menos lamentos. E ao invés de reclamar dos problemas, com o tempo você poderá até vê-los como um aliado na construção da sua força.

Como eu disse, eu construí esse diário de devocional com base no que eu faço no meu dia-a-dia, mas quero deixar para você como um incentivo para começar a elimiar as vozes ruins que estão na sua mente e para que construa uma rotina de bons pensamentos ao seu redor.

Você pode baixar aqui ou na aba de materiais gratuitos e imprimir o modelo. Nele já tem os sete dias da semana com uma indicação de foco em cada dia, e um espaço para você fazer um resumo de análise semanal. Espero que goste e use muito. E oro para que seja uma ferramenta que te ajude a crescer e se organizar de dentro para fora!

Com carinho,

Priscila antunes, @finalmenteorganizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.