Manual definitivo para criação da rotina perfeita (para você)

Se você é daquelas pessoas que já leu todos os livros de organização possível, segue todas as blogueiras que são master em organização (como elas conseguem?), já viu series, até tentou comprar aqueles planners caros que nunca preencheu, esse blog simples é para você. Aqui construímos rotinas que realmente se adequam à nossa vida imperfeita e corrida.

Nesse post vou mostrar os principais conceitos para criar a rotina perfeita para você. Não existe UMA rotina para TODO MUNDO, e sim uma rotina que é construída para você, por você, vendo as suas necessidades.

Está pronta?! Peque papel e caneta e vamos à luta!

1. Liste todas as suas tarefas

Liste todas as suas tarefas que precisam ser executadas, quanto tempo duram e se elas tem um horário específico para acontecer, especifique.

Parece óbvio anotar todas as tarefas, mas esse passo é extremamente importante. O principal motivo pelo qual “damos conta” das nossas tarefas é porque não sabemos o que precisa ser feito e quanto tempo precisamos para cada tarefa.

Nosso tempo é limitado, é como um orçamento. O seu orçamento diário. você tem aproximadamente 16:30h diárias (já descontando o tempo de sono e em outro post falaremos sobre rotina noturna e hábitos do sono) para suas tarefas.

Anote todas as tarefas em um bloco de notas, que pode ser digital ou físico. E então você passará para o segundo passo:

2. Agrupe as tarefas

Uma rotina é um agrupamento de tarefas em uma sequencia lógica, como uma dança, em que uma tarefa acontece após a outra de forma instintiva.

Você pode ter vários pequenos grupos de tarefas, que terão duração de tempo em que poderá encaixar ao longo das suas horas diárias. Esses grupos não só relativos às tarefas domesticas, mas a quaisquer tarefas que precise realizar ao longo do dia. Esses passos de dança são incríveis porque deixam as tarefas mais fluidas e fáceis de ser executadas.

3. Observe seus horários mais produtivos

Já reparou como tem horários do dia que você está mais produtiva, e outros que parece que o relógio não anda pra você? Isso acontece por vários motivos, mas de forma geral nosso organismo tem sim momentos do dia mais e menos produtivo. E você pode (e deve!) usar isso a seu favor. Observe como você expressa a sua energia ao longo do dia, ou seja em que horário você tende a estar mais ou menos focado, e anote isso!

A dica aqui é: Encaixe as tarefas que exigem mais energia nos horários mais produtivos do seu dia e as que exigem menos energia nos horários em que você está menos produtivo. Assim você consegue otimizar seus picos de energia com as tarefas a serem executadas.

4. Encaixe aos grupos de tarefas de acordo com seu tempo

Agora que você tem em mãos as tarefas agrupadas, já entendeu como a sua energia e foco são distribuídos ao longo do dia, chegamos ao ultimo passo para criar a rotina perfeita para você: Encaixe suas rotinas criadas ao longo dos seus dias em uma planilha.

Não coloque todas as tarefas em um dia só! Distribua-as ao longo dos dias, de acordo com a prioridade e o tempo livre em cada dia. Por exemplo, se na segunda a noite você só tem 1:30h livre para realizar tarefas da casa, não adianta encaixar um cronograma de limpeza geral que dura 2:30h. você vai se frustrar por não conseguir realizar e não vai manter a constância das tarefas.

O que quero passar aqui é: Trabalhe em pequenos passos, um de cada vez, sem perfeccionismo mas com foco no trabalho.

Os babysteps do método Flylady nos ensinam isso, a como montar uma rotina de forma eficiente, sem perfeccionismo e de forma que realmente funcionam e nos deixam felizes.

Nesse link, e lá na aba de materiais gratuitos, deixo esse combo de dicas de como criar a sua rotina e como fazê-la funcionar de verdade. Você pode imprimir, ou colocar como lembrete no celular, da forma que achar melhor. Espero que aproveite!

Com carinho,

Priscila Antunes, @finalmenteorganizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.