Anote tudo o que precisa lembrar para mudar definitivamente

Babystep 04: Faça lembretes e tenha foco na mudança

Nenhum de nós gosta de mudanças. Somos tão controladores e quando não somos
os que implementam as mudanças, piramos. É por isso que mudanças graduais
funcionam tão bem para nós. Nossos lembretes nos ajudam a manter essas
mudanças.

Vamos focar em construir e usar nossos próprios Control Journal. Eu não tinha
lembretes em meu e-mail quando eu comecei a me livrar da Síndrome do Não-Posso Receber-Ninguém em minha vida. Tudo o que eu tinha eram post-its em as listas do meu CJ.

Todos precisamos de lembretes e é por isso que post-its são tão bons. Coloque
alguns lembretes coloridos em seu espelho do banheiro para te dar boa noite e ao
preparar-se para dormir, e para te desejar bom dia, pela manhã. Estas serão as coisas
que praticaremos. Quando estava colocando minha casa em ordem, eu também tinha uma lista para me ajudar com todas as coisas a fazer durante o dia. Esse
checklist, juntamente com os hábitos que eu estava estabelecendo, fizeram
maravilhas em minha vida e lar. Os BabySteps são minha base.

Um Checklist é apenas isso: uma lista de itens que precisam ser feitos. Mesmo que
não estejamos fazendo itens específicos que estão expressos ali, acabamos
esquecendo coisas. A ideia é que não tenhamos que nos lembrar de todas as coisas,
mas “passar os olhos” para ver se esquecemos de alguma coisa. Nossas mentes
estão tão ocupadas que sem essa conferencia, é capaz de esquecermos. Parte de
nossos hábitos é lembrar de conferir nossa lista e nossa agenda. Você pode fazer
isso também. É tão simples como praticar um passo de dança.

Aqui está parte Rotina Matinal da FlyLady, que vai se tornando automática à medida que praticada:

> Levantar
> Arrumar a cama (Babystep 15)
> Pesar
> Tomar banho
> Vestir-me Completamente (Babystep 02)
> Arrumar cabelo e maquiar-me (Babystep 02)
> Swish & Swipe no banheiro (Babystep 24)
> Carregar a máquina
> Fazer café
> Tomar café

Tudo isso não acontece de uma vez. Levantar e arrumar a cama são simultâneas,
assim como vestir-se e ajeitar o banheiro. Carregar a máquina na lavanderia já me
direciona para a cozinha, o que me encaminha para fazer o café e me alimentar.
Estes hábitos não são estabelecidos imediatamente. Tive que praticá-los. Gosto de
chamar isso de “Pegar no tranco”. Quando um hábito está estabelecido, posso
“emendá-lo” em outro hábito simples e seguir com a dança… Coloco-os em uma sequência lógica para começar o meu dia. Um-Dois-Três! Um-Dois-Três! Um-DoisTrês…

Dançando ao som do Finalmente Me Amando!

Passos Básicos Dança Matinal da FlyLady

  1. Levantar > 2. Arrumar a cama > 3. Ir para o banheiro
  1. Pesar > 2. Conferir a agenda > 3. Tomar banho
  1. Vestir-me Completamente > 2. Arrumar cabelo e maquiar-me > 3. Swish &
    Swipe no banheiro
  1. Tomar vitaminas > 2. Ligar o computador > 3. Calçar sapatos
  1. Carregar a máquina > 2. Fazer café > 3. Passar mop no chão
  1. Esvaziar lava-louças > 2. Conferir cardápio do jantar > 3. Tomar café da manhã
  1. Encher garrafas de água > 2. Ligar o som > 3. Começar a trabalhar no
    computador

Você consegue perceber como é fluido? Isso leva cerca de 20 minutos do início ao
fim porque eu fiz minha Rotina Antes de Dormir e não estou tentando trabalhar em meio à tralha.

Meu Control Journal se tornou um lugar para guardar minhas rotinas. Eu ainda tenho que ser lembrada de quais passos seguir quando estava no banheiro. Igualzinho você! É por isso que eu amo post-its. Não fico me martirizando por que eu preciso deles. Eu tenho uma Rotina Matinal e uma Rotina Antes de Dormir pregada em meu banheiro. É ali que começo e termino o meu dia. Eu até deixo um calendário ali. Eu uso-o para marcar meu peso e anoto os compromissos em vermelho para me lembrar antes de ir para cama o que eu preciso fazer assim que acordar.

Nós ainda iremos abordar aqui sobre como construir seu contro journal, mas o que eu quero que você absorva nesse momento é que você pode e deve anotar tudo o que está aprendendo para que a mudança aconteça.

Deixe essas anotações em lugares visíveis e que façam sentido para que quando você os vir, tome ação imediata de realizar essas tarefas. No inicio, eu tinha essas anotações na geladeira, no espelho do banheiro, no quarto. Aos poucos, quando essas primeiras tarefas foram se tornando hábitos, eu troquei esses lembretes por outros e assim continuamente. O mesmo acontece com o Control Journal, quanto mais visível eu o deixo, mais eu o uso. Esses lembretes são como incentivos para a minha mudança rumo ao sucesso que eu quero, pois me lembram o tempo todo o objetivo, ajudam a focar.

Pronta para começar a focar nos seus objetivos e agir para a mudança?

Com carinho,

Priscila Antunes, @finalmenteorganizada

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